Afinal, a Habilitação Digital também pode ser usada como documento de identificação?

Já faz algum tempo que o aplicativo carteira digital de trânsito está disponível, possibilitando que o condutor não necessite de andar com sua CNH impressa, o que evita transtornos como: perdas, furtos, roubos, etc. Outra vantagem é que reduz as chances da CNH ser esquecida em casa, afinal, nos dias de hoje, o celular é uma das primeiras coisas que lembramos ao sair, não é?

Em sua versão eletrônica, a habilitação possui todas as informações disponíveis na forma impressa, o que garante a sua autenticidade.

Só tem acesso à CNH digital, aquele condutor que tiver o documento emitido a partir de maio de 2017, pois estes contam com um QR code. 

Se você deseja aderir a essa praticidade, mas o seu documento de habilitação é mais antigo e não possui o código, basta solicitar a 2 via. No ato da renovação da CNH ou se houver a solicitação de alteração de algum dado constante no documento, na emissão deste já constará o QR code.

Para o acesso à CNH, não há a necessidade de estar conectado à internet, pois este pode ser realizado mesmo estando offline.

É importante saber que apenas um dispositivo poderá estar conectado ao aplicativo carteira digital de trânsito, não sendo possível acessar o seu documento de outro que não aquele vinculado ao cadastro do condutor no Denatran.

Dessa forma, o condutor deve estar sempre atento ao nível de bateria do seu aparelho, pois, no caso de estar descarregado, será interpretado pela autoridade de trânsito que o documento não está sendo portado. Esta infração é de natureza leve (3 pontos) e a multa tem o valor de R$88,38.

Mas, enfim, a CNH digital pode ser utilizada como documento de identificação assim como a versão impressa?

Por reunir informações como CPF e RG em um único documento, várias pessoas utilizam da CNH impressa quando há a necessidade de se identificar. O mesmo pode ser feito com a habilitação eletrônica, tendo em vista que se trata de um documento autêntico, válido em todo o território brasileiro.

Outra facilidade que o APP está trazendo é o CRLV digital, contudo, de acordo com o Portal de Serviços do Denatran – MG, Minas Gerais ainda não aderiu a este documento eletrônico.

Entre em contato conosco:

Equipe Não+Multas