Hoje falaremos de política! Heeein?
Isso mesmo… é um assunto político, mas tem tudo a ver com o nosso blog: as mudanças das regras para obter a CNH que já foram aprovadas e entrarão em vigor a partir de setembro de 2019. Dentre essas alterações, estão a mudança de carga horária para adquirir a ACC, redução de aulas noturnas para obtenção de CNH ou adição de categoria e o uso de simulador que tornou-se facultativo.
Assim que entrar em vigor, tais regras farão com que a obtenção da CNH esteja mais acessível, pois o processo se torna mais barato.
Mas, quais são essas modificações?
Está mais fácil conseguir a ACC
Com relação a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) houve uma facilitação para a sua aquisição: o número total de aulas particulares práticas cai de 20 para 5 e, se antes eram 5 aulas noturnas obrigatórias agora será apenas 1.
Apesar da previsão, durante um ano, os candidatos à Autorização não precisarão de aulas, sendo necessária apenas a realização de provas (teórica e prática). Agora é possível realizar a prova prática em veículo particular.
Foi reduzido o número de aulas práticas para obtenção de categoria B
Uma mudança que deixou a aquisição de CNH de categoria B consideravelmente mais barata, foi o fim do uso obrigatório do simulador que se tornará facultativo, havendo, para quem optar por utilizá-lo, um limite de 5 horas/aula que deverão preceder as aulas práticas em via pública.
Essa baixa de custos se deu pelo fato de que, com o uso do equipamento, estabelecido em 2014, o número de aulas exigidas para obtenção de CNH era de 25 horas/aula. Agora, a quantidade de aulas necessárias voltou para 20 horas/aula.
No caso de inclusão da categoria B, o número de 20 voltou para 15 aulas, também devido a não exigência do simulador.
O número de aulas noturnas foi reduzido
Antes, para obtenção de ACC ou de CNH (categorias A e B), eram necessárias 5 aulas noturnas e, no caso de adição de categoria, a obrigatoriedade era de 3. Agora, em todos os casos é exigida apenas 1 aula nesse período.
Como qualquer mudança, estas também trouxeram discordâncias, pois há algumas frentes alegando que o uso do simulador é muito positivo e traz uma noção maior ao candidato, antes mesmo dele ter que enfrentar o trânsito de verdade. Além disso, argumentam que condição noturna, na qual a visibilidade reduz consideravelmente, precisaria ser mais trabalhada durante o processo de aprendizagem.
Como dito, estas alterações, em breve, entrarão em vigor. Além destas, várias outras, algumas ainda mais polêmicas, estão sendo analisadas e discutidas e este será o assunto do nosso próximo post.
Até o próximo post!
Deixe seu comentário!
Equipe Não+Multas
Comentários