E aí? Você já está em dia com o licenciamento do seu veículo? Pois é… o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) de 2019, em Minas Gerais, está prestes a ser cobrado.
De acordo com o site do Detran de Minas Gerais, para os veículos com o final de placa 1,2,3,4 e 5, a exigência do documento referente a este ano se dá a partir de 1 de agosto de 2019 e as demais placas, com final 6,7,8,9 e 0, terão obrigatoriedade em portar o novo documento a partir de 1 de setembro de 2019.
Para aqueles que ainda possuem débitos pendentes, essa quitação deve ser realizada até 31 de julho para veículos com placas final de 1 a 5 e até 31 de agosto para os demais veículos.
Se você já realizou o pagamento do IPVA, Seguro Obrigatório e do licenciamento, mas ainda não recebeu o documento, o Detran MG possui a ferramenta consulta da situação do veículo na qual você consegue visualizar se há alguma pendência em relação ao seu veículo, que pode ser, por exemplo, uma multa que, por algum motivo, você não sabia que tinha ou se esqueceu.
É importante você saber que o documento é entregue através dos Correios por AR (Aviso de Recebimento) o que significa que é imprescindível que haja assinatura no ato da entrega. Após três tentativas de entrega não realizadas, o documento será devolvido para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), onde houver tais postos. Nas demais cidades, o documento devolvido fica disponível nas Delegacias de Trânsito. Esta é uma possibilidade caso você não tenha pendências e o CRLV ainda não lhe tenha sido entregue.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a falta de licenciamento do veículo é considerada infração gravíssima (7 pontos) punida com multa de R$293,47 e apreensão do veículo.
Dessa forma, é muito importante que você regularize a situação do seu veículo a fim de evitar tais prejuízos. Saiba que, atualmente, existe a opção de parcelamento de tais débitos o que pode ser realizado nos postos do Detran-MG credenciados.
Equipe Não+Multas.
Comentários