Saiba quais são as Infrações que Geram Suspensão do Direito de Dirigir
Então o Código de Trânsito Brasileiro prevê duas situações nas quais você pode ser submetido a um processo administrativo de suspensão do direito de dirigir:
- Exceder 19 pontos na CNH, no período de 12 meses. Nesse caso, é feita mas a soma dos pontos referentes a várias infrações ocorridas no decorrer de 1 ano e, caso ultrapasse os 19 pontos, o motorista será submetido ao processo de suspensão por pontuação;
- Mas cometimento de infração que prevê a penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir. Isso mesmo; nessa situação o cometimento de uma só infração já gera o processo de suspensão. Por isso, o legislador, ao verificar a gravidade de algumas infrações, optou por, além da penalidade de multa (a qual pode variar entre R$293,47 e R$5869,40) o condutor também poderá ter o seu direito de dirigir suspenso.
Por isso, hoje falaremos dessas infrações conhecidas como “autossuspensivas” e esclareceremos várias dúvidas que você pode ter em relação a elas.
Quais São as Infrações que Geram a Suspensão do Direito de Dirigir (Autossuspensivas)?
Elas são as infrações que, sozinhas, Geram o Processo de Suspensão da CNH. São elas:
- Art 165: Dirigir embriagado.
- 1. Art 165-A: Recusa ao bafômetro.
- 2. Art 170: Dirigir ameaçando pedestres.
- 3. Art 173: Disputar corrida.
- 4. Art 174: Promover eventos, competição, exibição de manobras em veículos, ou participar deles, sem permissão.
- 5. Art 176: Condutor envolvido em acidente:
- 6. I – não prestar socorro;
- 7. II – não adotar medidas de segurança;
- 8. III – não preservar o local, de forma a facilitar o trabalho da perícia;
- 9. IV – se recusar a tirar o veículo do local;
- 9. V – não prestar informações para o BO.
- 1. Art 191: Forçar passagem entre veículos
- 2. Art 210: Transpor bloqueio viário policial sem autorização.
- 3. Art 218, III: transitar em velocidade superior a 50% da máxima permitida para o local.
- 4. Art 244: Conduzir motocicleta:
- 5. I – sem utilizar capacete com viseira ou óculos e vestuário de acordo com o Contran;
- 6. III – fazendo malabarismo ou empinando;
- 7. IV – com os faróis apagados;
- 8. V – transportando criança menor de sete anos;
- 9. Art 253-A: Usar veículo para, deliberadamente, interromper de a circulação na via sem autorização.
Quais São as Etapas do Processe Referente as Infrações Que Geram Suspensão do Direito de Dirigir (Autossuspensivas) ?
A resposta para esta pergunta vai variar conforme alguns fatores específicos. Entretanto, em alguns casos haverá um processo único relativo a multa e a suspensão do direito de dirigir; contudo, em outros casos, serão instaurados dois processos. Um para a multa e, então após encerradas todas as instâncias, será instaurado separadamente o processo de suspensão.
No entanto, para que seja instaurado um processo único, alguns requisitos devem ser observados, tais como:
- A autuação ser de competência do órgão estadual de trânsito responsável pelo registro da CNH do condutor, isto é, o órgão precisa apto e competente para aplicar aquele infração;
- O condutor autuado figurar também como proprietário do veículo, ou seja, ser dono e condutor.
Dessa forma, caso estes requisitos não sejam alcançados, o processo de suspensão ocorrerá apenas depois de terminado todo o processo de multa.
Portanto Como Funciona o Processo de Multa?
Logo, todos os processos de multas são divididos em três fases: defesa-prévia; recurso à 1ª Instância (JARI) e; recurso à 2ª Instância (CETRAN).
Defesa-prévia: Após o recebimento da Notificação de Autuação você terá um prazo. A partir de 15 dias, para a apresentação da defesa e para, se for o caso, indicar o condutor infrator. Assim, a destinação do documento deverá ser feita à autoridade de trânsito do órgão ou entidade responsável pela autuação.
Recurso de 1ª Instância: A Notificação de Penalidade de Multa será expedida caso a defesa-prévia não seja acolhida ou se você não enviá-la. Portanto, a partir do seu recebimento, serão disponibilizados 30 ou mais dias para a confecção e envio do recurso à JARI do órgão de trânsito responsável pela autuação.
Recurso de 2ª Instância: A esta esfera recursal, contudo, só terá acesso quem tiver apresentado recurso em 1ª Instância. Assim, depois de realizado o julgamento do recurso pela JARI, no caso de indeferimento, você será notificado mais uma vez. Nessa nova notificação será informado da decisão da Junta. Dessa forma, abrindo-se um novo prazo para a interposição de recurso.
Ou seja, esta será a última chance que você terá de anular a punição no âmbito da Administração Pública. Sendo que, para modificar esta decisão, geralmente, será necessário acessar o judiciário.
Veja também:
Como Evitar Ter o Meu Direito de Dirigir Suspenso, Mesmo Tendo Cometido Uma Infração Autossuspensiva?
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, então à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
Então dessa forma, é muito importante que você exerça o seu direito de recorrer. Mas dependendo da situação você terá boas chances de reverter essa situação e poderá continuar dirigindo normalmente.
Como Faço Para Entrar Com Defesa/Recurso Contra Infrações que Geram Suspensão do Direito de Dirigir?
Nem todos sabem, mas você mesmo pode entrar com a defesa e/ou recurso da multa de trânsito. Por isso, aqui no nosso blog você encontrará dicas e, até mesmo, um modelo estruturado para que consiga montar o documento e enviá-lo ao órgão.
Por isso é relevante que você entenda que, nem sempre, as chances de sucesso de um recurso estão ligadas ao não cometimento da infração.
Você recebeu uma multa e está PRESTES A PERDER O SEU DIREITO DE DIRIGIR?
Por isso, temos uma ótima notícia para você!
A Não Mais Multas pode te ajudar a proteger sua CNH, isto é, evitar que você fique sem dirigir!
Sendo assim, vamos evitar que você tenha problemas com as Infrações que Geram Suspensão do Direito de Dirigir!
Então entre em contato e faremos uma Análise Totalmente Gratuita e Personalizada do seu caso, lhe apresentando as reais chances de sucesso.
Assim, não perca tempo e entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores especialistas em Direito do Trânsito:
Telefones: (31) 99516-8232
E-mail: contato@naomaismultas.com.br
Comentários